segunda-feira, 16 de abril de 2007

Conhecendo o comando YUM e suas funcionalidades!

Utilizando comando “yum”!

!!ATENÇÃO!!
Algumas sintaxes do comando necessitam login de root (superusuário) para sua execução!

# yum check-update
Este comando apenas mostra se existe alguma atualização a ser feita!

# yum update
Este comando mostra as atualizações a serem feitas e sugere sua instalação o mesmo pode ser automaticamente autorizado incluindo a “-y” Ex: “yum update –y”.

# yum list
Este comando é usado para listar várias informações sobre os pacotes disponíveis, exemplo:

# yum list available
- o comando acima mostra todos os pacotes que podem ser instalados;
# yum list updates
- mostra todos os pacotes que podem ser atualizados;
# yum list installed
- mostra todos os pacotes que estão instalados em seu computador;
# yum list extras
- mostra todos os pacotes instalados no seu sistema que não estão disponíveis nos repositórios listados pelo YUM no arquivo de configuração;
# yum list obsoletes
- lista os pacotes instalados no sistema que estão obsoletos em algum repositório do YUM

# yum install NOME_DO_PACOTE
Para o comando acima, substitua NOME_DO_PACOTE pelo nome do pacote que deseja instalar, por exemplo, substituindo NOME_DO_PACOTE por WINE, será instalado o pacote WINE em seu sistema caso ele ainda não tenha sido instalado. Se o pacote WINE possuir dependências o YUM irá localizar essas dependências automaticamente e sugerir a instalação delas antes de instalar o pacote WINE. Caso queira instalar um pacote de um repositório que está DESATIVADO, digite "yum install NOME_DO_PACOTE --enablerepo=NOME_DO_REPOSITÓRIO".

# yum remove NOME_DO_PACOTE
Ao contrário do comando "yum install", este comando remove o pacote desejado, por exemplo, se substituir NOME_DO_PACOTE por WINE, se o WINE estiver instalado em seu computador ele será removido.

# yum search PALAVRA_CHAVE
Este comando é usado para encontrar um pacote por meio de palavras-chave, isto é, o YUM irá mostrar todos os pacotes onde ele encontrar a PALAVRA_CHAVE dentro da descrição, sumário, nome do pacote ou em qualquer outro campo de informação da lista de pacotes RPM dos repositórios instalados em seu sistema. Este recurso é muito interessante para localizar, principalmente, drivers de dispositivos onde o nome dos pacotes nem sempre coincidem exatamente com o nome do dispositivo que você deseja instalar.
Ex: # yum search am
Vai lhe listas todos os pacotes que começam com “am” como o “amsn”.

# yum info NOME_DO_PACOTE
Este é usado para listar a descrição, sumário e informações disponíveis no pacote desejado, por exemplo, substitua NOME_DO_PACOTE por WINE e verá um breve informativo do que é o WINE.

# yum deplist NOME_DO_PACOTE
Este comando é usado para produzir uma lista de todas as dependências e quais pacotes necessários dependentes de um determinado pacote.

# yum repolist
Este comando mostra uma lista de repositórios configurados em seu sistema. Por padrão é listado todos os pacotes ATIVOS. Digite "yum repolist all" para listar os pacotes ATIVADOS e DESATIVADOS.

Como instalar repositórios alternativos do YUM no Fedora 9?

Visitando sites como o do Livna, (http://rpm.livna.org) você irá encontrar alguns links para instalar esses repositórios, por exemplo, no Fedora 9 você pode instalar o Livna com o seguinte comando:

# rpm -ivh http://rpm.livna.org/livna-release-9.rpm
O comando acima serve quando o arquivo rpm já está baixado no seu pc.
Para baixar o repositório via shell(terminal) utilize o o comando:
# wget http://rpm.livna.org/livna-release-9.rpm

O que são repositórios?

O Gnu/Linux em si baixa pacotes da internet esses pacotes são programas, atualizações correção de bugs etc... mas para ele saber de onde baixar é necessários instalar o repositório que nada mais é do que um link para os servidores onde estão os pacotes hospedados, e através desse link é possível instalar os pacotes no fedora.

Talvez uma dúvida seja "para quê usar repositórios alternativos do YUM?", para isso uma resposta simples: existem pacotes RPM considerados inaceitáveis ao fedora.us devido as licenças ou patentes, é o caso da maioria dos codecs de vídeo. A maioria dos codecs de vídeo não são encontrados nos repositórios do Fedora mas podem ser encontrados no repositório do Livna, FreshRPMS, etc.

OBS: Atualmente existe uma ferramenta chamada “yumex” que é um “yum” em modo gráfico, se trata de um aplicativo onde você pode procurar, instalar, atualizar, remover pacotes no seu fedora em modo gráfico utilizando apenas clicks do mouse.

Para instalar o “yumex” utilize o comando:
# yum install yumex –y

A “-y” significa “yes” para tudo, ou seja, quando você manda instalar um pacote, ele localiza o pacote e pergunta se realmente deseja instalar se o usuário não confirmar o pacote não será instalado, e incrementando no comando de instalação a opção “–y” você já estará confirmando a instalação automaticamente.